Escolas, espaços de Educação

No dia 5 de março estive presente na sessão do Escutar a Cidade com o tema Dinâmicas sociais no território da Diocese.

Ouvir o Professor João Ferrão foi um privilégio e a sua comunicação abre caminhos de reflexão.

De seguida, foi difícil ouvir até ao fim a Professora Olga Pombo. Como educadora e trabalhando há 25 anos numa Escola Superior de Educação senti-me insultada e foi com indignação que ouvi as tiradas contra a escola enquanto espaço de educação. Retiro do seu texto que se encontra no site: “Abandonadas a si próprias, expulsas do mundo familiar que as convidou a nascer e, um dia, lhes prometeu abrigo e protecção, aí as temos, dias inteiros, entregues ao cuidado de estranhos, esmagadoramente mulheres (ama, educadora de infância, professora primária), arrastando-se pelas salas de aulas e recreios das nossas escolas, vagueando pelos corredores anónimos dos infantários, dos jardins de infância, dos jardins-escola, dos colégios infantis, das escolas primárias, básicas e secundárias. Aí estão, entregues à tribalidade das hordas infantis e juvenis, aos seus despotismos e arbitrariedades.” Gostaria de saber onde encontrar, hoje, em Lisboa, uma escola assim.

Fiquei com pena de não se ter aproveitado a oportunidade para dar a conhecer trabalhos de investigação, como por exemplo “Educação e imigração: a integração dos alunos imigrantes nas escolas do ensino básico do centro histórico de Lisboa” onde se aborda “o papel fundamental que a escola desempenha enquanto território de integração social”.

Lucy Wainewright

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s