Um desafio ao movimento de escutar atentamente a cidade

Um comentário à intervenção de António Guerreiro, sobre
Um breve léxico do nosso tempo

Estive presente no encontro Escutar a Cidade do passado dia 15 de Janeiro. Quero começar por dizer da verdadeira inspiração inicial que foi escutar Jesus’ Blood Never Failed Me Yet de Gavin Bryars, a partir das palavras de um sem-abrigo, um texto musical soberbamente apresentado por Alfredo Teixeira. O mote para os diferentes encontros foi dado arte e fé, fé e arte acolhendo o sopro da cidade em nós.

Gostaria de sublinhar alguns aspectos da primeira apresentação, por António Guerreiro, intitulada “Um breve léxico do nosso tempo”. Ao falar da instauração de “um estado de exceção que se torna regra” a afirmação “a crise tornou-se uma forma de governo” é absolutamente certeira – e nós a deixarmo-nos governar por ela… Pareceu-me interessante a terminologia “uma vida politicamente qualificada” – privilégio de alguns? imperativo da democracia e da cidadania? simples sobrevivência do mundo tal como o vivemos?

Ao enumerar a palavra “economia” A. Guerreiro fala da “economização integral das relações humanas”: vergastada desassombrada nos tempos de hoje, nos governos, na tomada de decisão política, na lavagem ao cérebro e na des-politização a que todos estamos a ser sujeitos. Mas, também, na forma como nos relacionamos uns com os outros (“this is all about Me”). Uma economia que nos “espolia do futuro”, nas suas palavras.

Numa interpelação de um “não-crente” – não sei bem o que significa isso, António Guerreiro – pela minha parte escutei e absorvi a voz de um crente – as suas palavras dirigidas aos presentes na sala desafiaram-nos ao movimento de escutar atentamente a cidade com os ouvidos e os olhos do Evangelho de Cristo numa re-significação da Fé como afirmação da possibilidade de um futuro para todos, mesmo os espoliados da/na cidade.

Teresa Vasconcelos
Movimento GRAAL

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s