“Escutar a cidade” começa quinta-feira a ouvir vozes de fora da Igreja Católica (Lusa)

Um crítico literário, uma professora e um investigador são os convidados da primeira sessão da iniciativa “Escutar a cidade”, promovida por um grupo de católicos lisboetas e que quinta-feira começa a ouvir vozes de fora da Igreja Católica.

Promovida por cerca de 30 comunidades, movimentos, organizações e grupos católicos no âmbito da preparação do sínodo que a diocese de Lisboa vai realizar em 2016, a iniciativa decorre ao longo do primeiro semestre deste ano, uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, e convida pessoas de fora do universo católico a partilharem a sua visão sobre diversos temas.

O jornalista Jorge Wemans, que integra o Movimento dos Profissionais Católicos (Metanoia), explicou, em declarações à agência Lusa, que a ideia é promover a uma “espécie de auscultação” de pessoas que não são ouvidas nas comunidades católicas.

“No fundo é ouvir a voz de pessoas que habitualmente não são ouvidas nas comunidades católicas, convidar pessoas a dizerem o que esperam da Igreja”, disse Jorge Wemans.

Acrescentou que se pede às pessoas que indiquem quais entendem ser, nas respetivas áreas, “os grandes impactos, questões por resolver e dificuldades”, quais “os pontos de esperança e as dinâmicas que criam expectativas de superar as dificuldades”, bem como o que esperam da Igreja Católica.

Jorge Wemans sublinha a importância para as comunidades católicas de ouvir pessoas de fora da Igreja, adiantando que a realização do sínodo leva os católicos a interessarem-se cada vez mais pelas “questões, interrogações, expectativas e esperanças das pessoas que não sendo católicas vivem ao nosso lado”.

“A nossa fé não é algo para consumo interno” disse, acrescentando que, durante as sessões não haverá lugar a debate e que os encontros servem fundamentalmente para fornecerem matéria que será, posteriormente, analisada e debatida pelos grupos católicos que estão a preparar o sínodo.

“A Igreja fala muito para a sociedade, aqui vamos inverter a situação e por a sociedade a falar para a Igreja”, disse, considerando que a iniciativa “afirma claramente que não é possível viver a fé sem ter consciência do que os homens e as mulheres do nosso tempo precisam, perguntam, questiona e desejam”.

A primeira sessão, marcada para esta quinta-feira, vai ter como tema “Identidades, comportamentos e modos de vida”, e contará com as intervenções do crítico literário António Guerreiro, do jornal “Público”, da professora Maria Benedita Monteiro, que se tem dedicado a estudar às questões do racismo e das relações entre etnias e do sociólogo José Machado.

Questionado pela agência Lusa sobre o teor da sua intervenção, José Machado Dias explicou que encara encontro “como uma oportunidade para refletir sobre alguns desencontros de vida que ocorrem na cidade”.

“A cidade, para além de produtora de sociabilidades, pode também ser um espaço de segregação, de exclusão social, de solidão”, disse, adiantando que a ideia é “escutar o que a solidão tem para dizer”, mas “sem perder de vista o silêncio”.

O sociólogo responde por isso ao convite para participar na iniciativa com outro convite: o de tentar “fotografar o silêncio quando ele é expressão da solidão”.

“Para tanto temos que desenvolver uma arte de escutar […]. Sem escuta a palavra não tem existência. Nem o pensamento. Nem o diálogo. Nem a compreensão do que se passa na cidade. Vamos refletir na solidão, numa abordagem sócio-antropológica, mas sem esquecer o seu reverso. A solidariedade”, disse.

O programa do projeto “Escutar a cidade” prevê ainda encontros a 12 de fevereiro, 5 de março, 16 de abril, 14 de maio e 18 de junho.

CFF//GC.

[fonte: Lusa]

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s